• (31) 3281-1090 (31) 99625-5673 (31) 99838-0005
 

Nossa História

A HC-COOP foi fundada em 16 de junho de 1993 para estabelecer uma interface entre o Hospital das Clínicas e os médicos que nele trabalhavam. O objetivo era organizar os pagamentos e facilitar o repasse de honorários.

Com o passar do tempo, as atividades da HC-COOP foram além. A cooperativa empreendeu esforços e fechou contratos com diversas operadoras, aumentando consideravelmente o número de convênios e de pacientes atendidos pelo Hospital. Passou também a oferecer auxílio jurídico e contábil aos cooperados.

Em um projeto ousado e pioneiro, em 1996, foi inaugurada a Clínica de Especialidades Médicas HC-COOP, inicialmente localizada na Av. Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia. Em 1999, o imóvel alugado já não comportava mais a crescente demanda de atendimento. Então, em 2003, a clínica foi transferida para a rua Maranhão, 774, no Bairro Funcionários, em sede própria, onde permanece até hoje, reconhecida como iniciativa de sucesso e importante diferencial para a cooperativa.

A intercooperação é um princípio básico do cooperativismo e, nesta era de globalização de ideias, a HC-COOP prioriza e mantém representação ativa em entidades médicas como o Sinmed-MG, Sicoob Credicom, Unimed-BH e Fencom – Federação Nacional das Cooperativas Médicas, buscando, principalmente, apoiar a valorização e a melhoria das condições do trabalho médico. Acreditamos que o desenvolvimento de ações conjuntas, de cunho político ou de responsabilidade social, fortalece o papel das cooperativas como representantes da categoria. Vale destacar aqui o bom relacionamento construído com a diretoria do Hospital das Clínicas da UFMG e com seus setores operacionais, fundamental para as atividades da Cooperativa.

Atualmente, a HC-COOP conta com uma equipe de 29 funcionários, 23 convênios, 1.400 cooperados e uma média de 5.000 pacientes, por mês, atendidos na Clínica de Especialidades, por um corpo clínico de 101 médicos.

Nesses mais de 20 anos de existência, a Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Hospital das Clínicas da UFMG - HC-COOP conta uma história de adversidades e conquistas, alcançadas com base nos valores e princípios cooperativistas e na convergência de profissionais da área médica em torno de objetivos comuns.


Responsável Técnico: Dr. Manoel Jacy Vilela Lima - Diretor Técnico
HC-COOP • Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.