• (31) 3281-1090
 

Dia Internacional da Luta contra a AIDS

30 anos de luta contra a doença

1º de dezembro é o Dia Internacional da Luta contra a AIDS

30 anos de luta contra a doença

               

O Dia Internacional da Luta contra a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana) é uma ação anual, realizada em diversos países, com o objetivo de orientar sobre a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e sobre a AIDS. Além disso, aproveita-se para alertar para a prevenção e quebra do preconceito em relação às pessoas portadoras do vírus.  

 

A AIDS é uma enfermidade sem cura causada pelo vírus HIV. Sua ação no corpo compromete o sistema imunológico e ataca principalmente as células de defesa, os leucócitos. O vírus se insere dentro do DNA destas células e faz milhões de cópias de si, rompendo a célula em busca de outras para continuar a infecção. Ao destruir as células de defesa, o organismo fica sem a proteção necessária e mais suscetível a diversas doenças, principalmente infecciosas.

 

A contaminação pelo vírus ocorre por meio do contato com sangue, sêmen ou secreções vaginais de portadores, ou seja, através de acidentes com sangue contaminado, sexo vaginal, oral e anal e até de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.  

 

É importante ter em mente a diferença entre ter o vírus HIV e ter a doença AIDS. Muitas pessoas vivem anos sem desenvolver os sintomas da doença, pois o vírus pode ficar latente. Porém, quanto antes for descoberta a infecção feito o tratamento adequado, menores são as chances de apresentar a doença no futuro.

No caso das pessoas infectadas, o tratamento é feito com medicamentos de uso contínuo, fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses coquetéis não eliminam completamente o vírus, porém diminuem a carga viral e fortalecem o sistema imunológico aumentando o tempo e a qualidade de vida da pessoa.

 

Atenção: beijo de língua, suor, saliva, lágrima, abraços, escarro e vômito de pessoas infectadas não transmitem o HIV.



Responsável Técnico: Dr. Manoel Jacy Vilela Lima - Diretor Técnico
HC-COOP • Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.