• (31) 3281-1090
 

Outubro: mês de conscientização sobre o câncer de mama

Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de até 90%






















Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização para a prevenção do câncer de mama e seu diagnóstico precoce. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados cerca de 59 mil novos casos todos os anos. A doença é considerada a forma mais comum de câncer entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo.

Diante dos dados, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo as melhores medidas. Assim, a campanha Outubro Rosa dedica o mês inteiro para disseminar informações a respeito do tema, bem como a informar sobre os direitos, cuidados e importância da atenção para a saúde da mulher.

Para chamar mais atenção sobre o assunto, vários monumentos históricos, pontos turísticos, prédios públicos e privados são iluminados na cor rosa, durante todo o mês de outubro.

 

O que é o câncer de mama?

É o crescimento descontrolado de células da mama que adquirem características anormais e formam um tumor. Existem tipos de câncer de mama que se apresentam como um nódulo, mas nem todos os nódulos são sinais da doença: muitos são benignos. De toda forma, caso perceba alguma alteração na mama, procure seu médico.

A doença acomete mulheres na sua maioria, porém homens também podem ter câncer de mama. 

 

Fatores de risco e como se prevenir

O consumo de  bebidas alcoólicas, sedentarismo, e a obesidade após a menopausa são fatores de risco para a doença, e podem ser evitados com mudanças simples no seu estilo de vida.

Adote hábitos saudáveis e tenha uma boa qualidade de vida para prevenir não só o câncer, mas também outros tipos de doenças. Mantenha seus exames em dia e fique atento aos sinais do seu corpo. Quanto antes se prevenir, menores as chances de desenvolver uma doença.

 

Principais sinais e sintomas

Secreção no mamilo.

Nódulos palpáveis na mama e/ou axila, com ou sem dor.

Alterações no mamilo.

Alterações na pele que recobre a mama ou mamilo, deixando-a avermelhada ou com aspecto de casca de laranja.

 

Diagnóstico

A detecção dos tumores mamários na fase inicial é importante para realizar o tratamento e alcançar a cura. Para isso, o nódulo pode ser notado no exame clínico ou por exames de imagens. Após os 40 anos, recomenda-se a realização da mamografia anual.  É recomendável que as mulheres tenham consciência das próprias mamas, para que percebam alterações novas.




Responsável Técnico: Dr. Manoel Jacy Vilela Lima - Diretor Técnico
HC-COOP • Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.