• (31) 3281-1090
 

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data é celebrada desde 1982 no país e busca conscientizar sobre a importância da inclusão social


Comemorado em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos meios de inclusão das pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, mental ou sensorial.

O que se busca é o direito de ir e vir, porém o preconceito e a inacessibilidade não facilitam esse processo. Daí vem a importância de lembrar e debater sobre o tema. As reivindicações seriam mais simples se não esbarrassem no poder público e na falta de interesse das empresas em facilitar esse direito.

A data também marca o início da primavera no hemisfério sul e faz alusão à estação que é símbolo de renovação e renascimento, para que as pessoas lutem por uma sociedade inclusiva, igualitária e sem preconceitos.  

 

Números das pessoas com deficiência no Brasil

 No Brasil, segundo o último Censo Demográfico, mais de 45 milhões de pessoas declaram ter pelo menos um tipo de deficiência.


 

 


Imagem: IBGE








Fontes:

 http://www.mdh.gov.br/

 https://centraldefavoritos.com.br/2017/10/02/lei-no-7-853-de-24-de-outubro-de-1989-apoio-as-pessoas-portadoras-de-deficiencia/

 http://www.mdh.gov.br/sdh/noticias/2016/setembro/nota-dia-nacional-de-luta-das-pessoas-com-deficiencia-21-de-setembro

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/16794-pessoas-com-deficiencia-adaptando-espacos-e-atitudes



Galeria de fotos

Responsável Técnico: Dr. Manoel Jacy Vilela Lima - Diretor Técnico
HC-COOP • Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.