• (31) 3281-1090
 

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Sintomas, diagnóstico e tratamentos

30 de agosto é o dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), estabelecido por lei em 2006. Com o objetivo de informar sobre a doença, sintomas, diagnósticos e tratamento a Cooperativa de Trabalho Médico (HC-COOP) apresenta esclarecimentos sobre a EM que, apesar de ser rara e desconhecida, afeta milhares de pessoas no Brasil.

 

que é Esclerose Múltipla?

É uma doença neurológica crônica, autoimune, de causa pouco conhecida e sem cura. Ela compromete o sistema nervoso central (SNC), que é formado pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal.

Trata-se de uma doença não contagiosa que atinge cerca de 35 mil brasileiros. Seu desenvolvimento ocorre devido a uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasoras, passando a agredí-las e causando inflamações. Essas inflamações atacam a bainha de mielina (camada protetora que envolve os nervos) e consequentemente os neurônios. Com o sistema nervoso comprometido, a comunicação entre as áreas do corpo pode ficar comprometida.

Por esta razão, os pacientes podem ter dificuldade para realizar atividades simples, como pegar um copo, por exemplo.  


Responsável Técnico: Dr. Manoel Jacy Vilela Lima - Diretor Técnico
HC-COOP • Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela ConsulteWeb.